Nesta quarta-feira, 12/04, às 19h, será realizado o segundo encontro do projeto “Webnário Hemominas – Gerar conhecimento para salvar vidas”. Nesta edição, o tema será “Hemofilia – acesso para todos: prevenção de sangramentos como padrão global de atendimento”, com a palestra da Dra. Patricia Santos Resende Cardoso, médica hematologista da Fundação Hemominas e do Hospital das Clínicas/UFMG.
O webnário é uma sessão científica virtual para troca de conhecimentos e experiências sobre hemoterapia e doenças hereditárias do sangue com especialistas do tema em cada encontro e tem como público-alvo as equipes multiprofissionais dos ambulatórios da própria instituição e profissionais da saúde com interesse no tema.
Segundo a médica infectologista Maísa Ribeiro, que esteve à frente da Diretoria Técnico-Científica da Hemominas durante quatro anos, o projeto de promover encontros entre os profissionais da área técnica para trocar informações científicas e experiências vem de longo tempo. Devido à distância física entre as unidades, os encontros presenciais eram mais difíceis. “A pandemia trouxe a facilidade das ferramentas digitais, então, em 2023, tivemos a oportunidade de colocar essa ideia em prática”, explicou.
“É uma oportunidade de divulgarmos vários temas científicos entre as unidades, além de disseminar o conhecimento para médicos residentes e clínicos de outros serviços de saúde com interesse nas áreas de hematologia e hemoterapia”, complementou Dra. Patrícia Cardoso.
De acordo com as médicas, os temas dos encontros são relacionados às atividades finalísticas da Fundação Hemominas - hematologia, hemoterapia, células e tecidos. No entanto, os participantes podem sugerir outros assuntos de interesse, como bioética e pesquisa.
A sessão inaugural aconteceu no dia 8 de março, inicialmente realizada para os servidores da instituição, e teve como tema as atualizações no tratamento da Doença Falciforme. As profissionais palestrantes foram as doutoras Patrícia Cardoso e. Maísa Ribeiro.
Por ser o primeiro encontro, elas avaliam a participação como muito boa, já que o número de interessados foi bem além do esperado. “Nosso desejo é ampliar a divulgação e abrir espaço para outras instituições participarem. Assim, podermos diversificar e enriquecer as discussões”, conclui a doutora Maísa.
O projeto Webnário Hemominas será realizado a cada segunda quarta-feira do mês, sempre às 19h, por meio do link https://meet.mg.gov.br/webinariohemominas. Não é necessária inscrição prévia. Cada encontro terá uma apresentação de 30 minutos do especialista e tempo para troca de informações sobre o tema.