Ambulatório do Hemocentro de BH promove arraial julino para marcar o Dia Mundial da Conscientização da Doença Falciforme
Notícias
Ambulatório do Hemocentro de BH promove arraial julino para marcar o Dia Mundial da Conscientização da Doença Falciforme
Na manhã desta segunda-feira (8), o estacionamento do ambulatório do Hemocentro de Belo Horizonte (HBH) reuniu pacientes e familiares, além de servidores que trabalham na unidade para um arraial julino.
A ação aproveitou para lembrar o Dia Mundial de Conscientização sobre Doença Falciforme, que aconteceu no dia 19 de junho. Instituída pela Organização das Nações Unidas em 2008, a data visa chamar a atenção para a doença, que é genética, hereditária e caracterizada por alterações no sangue: os glóbulos vermelhos se tornam rígidos, assumem formato de foice, dificultando a passagem de oxigênio para o cérebro, pulmões, rins e outros órgãos.
Pacientes infantis, com suas familias, aproveitam as atrações oferecidas no arraial - Foto: Isabela Muradas
Sob a organização da equipe multidisciplinar do Hemocentro, pacientes de todas as idades e demais participantes se divertiram com as atividades programadas: brincadeiras como pescaria e boca de palhaço; guloseimas, entre elas, pipoca, balas e paçoquinha, canjica, além de música e dança.
Atendimento ambulatorial
A Fundação Hemominas é referência para o diagnóstico e tratamento de pacientes portadores de coagulopatias, hemoglobinopatias e que necessitam de transfusão de sangue ou sangria terapêutica no estado.
A instituição disponibiliza uma equipe multiprofissional que acompanha os pacientes, submetendo-os periodicamente à avaliação laboratorial, médica, odontológica e fisiátrica. Tudo feito de acordo com os padrões estipulados pelos protocolos de tratamento dos órgãos federais.
Em Minas Gerais, a Hemominas é responsável pelo atendimento a cerca de oito mil pacientes com hemoglobinopatias, em sua maior parte portadores da doença falciforme.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação - ACS