Cetebio recebe certificação internacional da AABB / ABHH
Notícias
Cetebio recebe certificação internacional da AABB / ABHH
Nesta sexta-feira, 12, o Centro de Tecidos Biológicos de Minas Gerais – Cetebio –, recebeu a visita do Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, e da presidente da Hemominas, Júnia Cioffi, além de outros servidores que compareceram ao local para a solenidade de entrega da certificação internacional concedida à unidade pela AABB (Association for the Advancement of Blood & Biotherapies) e ABHH (Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular.
Na oportunidade, Cioffi destacou o trabalho da equipe internacional, cujos auditores analisaram todos os registros e processos relacionados à avaliação da qualidade, como processamento, registros pró-manutenção, equipamentos, infraestrutura física e pessoal.
“Dentro do que é considerado padrão de certificação, conseguimos atender a todos os itens, mesmo com uma equipe pequena, mas muito qualificada – todo mundo faz o melhor possível dentro de sua área. Na primeira vez que fomos avaliados, já conseguimos aprovação. Temos agora o Banco de Células certificado. Na próxima etapa, daqui há dois anos, esperamos certificar o Banco de Pele por profissionais enviados pela certificadora e que conhecem profundamente o tema: eles avaliam, questionam, sugerem melhorias. Fomos certificados com louvor” rejubila-se.
Visita à Sala Limpa, onde as peles ficam armazenadas - Fotos: Adair Gomez
E mais: a presidente salientou também o papel desempenhado pela Gerência de Supervisão e Acompanhamento e Assessoria da Qualidade, nas pessoas de Maria José Trancoso e Diogo Lara: “As duas áreas trabalharam em conjunto e com toda eficiência para alcançarmos tal performance – são os guardiões da qualidade, que coordenam equipes altamente comprometidas com a missão da Fundação”, concluiu.
Por sua vez, o secretário Fábio Baccheretti ressaltou a excelência do trabalho desenvolvido pela Hemominas: “Há muito tempo conheço o trabalho da Hemominas. A percepção geral – da sociedade – é que tudo que é da área pública tende a ser pior. Mas não que seja ruim. A Hemominas tem uma capacidade de ser sempre melhor, uma característica que percebemos na qualidade de seus serviços, como o dos hemoderivados. E aqui no Cetebio corroboramos isso: somos uma excelência no serviço público, demonstrando que o papel da Hemominas é importante para o SUS e para a saúde pública. Parabéns a todos”, afirmou.
Certificação do Cetebio: satisfação por mais uma etapa vencida - Fotos: Adair Gomez
Já o coordenador do Cetebio, André Belisário, pontuou: “Na verdade, temos que agradecer o apoio do governo, da alta direção da Hemominas e de todos os envolvidos nesse processo: tal resultado só é e foi possível graças ao trabalho coletivo desempenhado por todos. A certificação evidencia que tudo que é feito aqui tem um grau altíssimo de qualidade e segurança, isso dentro do SUS. Um centro de processamento celular que fornece produtos muito seguros e de qualidade para os hospitais que fazem transplante de medula óssea em Minas Gerais”.
...a Fundação Hemominas possui 22 unidades que fazem coleta de sangue no estado, uma unidade administrativa na Capital e um Centro de Tecidos Biológicos (Cetebio).