Hemominas faz grande participação no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular – Hemo 2024
Notícias
Hemominas faz grande participação no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular – Hemo 2024
Equipes de toda a Rede da Fundação Hemominas participaram, de 23 a 26 de outubro, do Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular – Hemo 2024. O evento, realizado em São Paulo, é um dos mais importantes da área para compartilhar experiências, serviços e inovações para profissionais e instituições.
Com um cronograma de atividades extenso, o congresso contou com palestrantes do mundo todo, incluindo profissionais da Hemominas, que além de palestras de destaque, apresentaram diversos trabalhos científicos e experiências em formato de pôsteres.
Foram apresentados 57 trabalhos em formato de pôsteres, a maior parte abordando as categorias “Doação de Sangue” e “Gestão para Serviços de Saúde – Foto: Arquivo Hemominas
Ao todo, 67 servidoras e servidores participaram do Hemo 2024. Com um total de 57 trabalhos apresentados, entre artigos, relatos de pesquisa, experiências nos serviços e outras, além de três palestras na programação oficial, a Fundação foi destaque no congresso. O desempenho das equipes e a manutenção da participação pela Hemominas reforçam o compromisso da instituição e dos profissionais com a ciência, tecnologia, inovação e melhoria permanente dos serviços de Hematologia e Hemoterapia em Minas Gerais.
O evento, terceiro maior do mundo na área, segundo os organizadores, é realizado pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) e recebe profissionais da saúde da área de Hematologia e Hemoterapia, médicos hematologistas e hemoterapeutas, residentes, acadêmicos de medicina, gestores, hemocentros, representantes da indústria farmacêutica, instituições de saúde, associações de pacientes, além de tomadores de decisão e formadores de opinião.
A participação da Hemominas
Dra. Flávia Givisiez fez palestra sobre ativação de patógenos - Fotos: Arquivo Hemominas
As palestras oficiais realizadas por servidoras da Hemominas foram:
- Inativação de patógenos com solução aditiva de plaquetas. Palestrante: Flávia Naves Givisiez;
- Autonomia do enfermeiro no cuidado à pessoa com hemoglobinopatia. Palestrante: Adriana Drumond;
- Como gerenciar um plano de emergência frente a uma calamidade - O caso de Mariana e Brumadinho. Palestrante: Priscila Cezarino Rodrigues.
Entre os 57 trabalhos apresentados em formato de pôsteres, a maior parte abordou as categorias “Doação de Sangue” e “Gestão para Serviços de Saúde. Contudo, houve participação com trabalhos científicos em praticamente todas as áreas do congresso: Hematologia geral; Hemostasia e parede vascular: doenças de coagulação e fibrinólise; Hematologia pediátrica; Hemoterapia: Preparo de componente de armazenagem; Doação De Sangue Medicina Transfusional; Sorologia; Aférese; Garantia de qualidade; Transplantes de medula óssea e terapia celular; Estudos acadêmicos; Jovem hemo: trabalhos das ligas acadêmicas; Enfermagem; Psicologia; Farmácia; Ciências biomédicas; Gestão para serviços de saúde.
Para acessar todos os resumos dos trabalhos apresentados pelas equipes da Fundação Hemominas, clique aqui!
...a Fundação Hemominas possui 22 unidades que fazem coleta de sangue no estado, uma unidade administrativa na Capital e um Centro de Tecidos Biológicos (Cetebio).