Em 2023, cerca de 37 trabalhos científicos desenvolvidos na instituição foram aprovados no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular – HEMO 2023, para apresentações em pôster e oral, no qual pesquisadores de diversas unidades da Hemominas puderam apresentar os resultados de suas pesquisas e serviços.
Além do número expressivo de trabalhos, a Fundação Hemominas se destacou pela premiação recebida na categoria de Melhor Trabalho em Hematologia Pediátrica, com a pesquisa intitulada “Natural History of Albuminuria in a Large Prospective Cohort of Children and Adolescents with Sickle Cell Anemia”, coordenada pelo pesquisador Dr. André Rolim Belisário. O objetivo do estudo foi investigar a progressão da albuminúria e seus fatores de risco em uma coorte de crianças e adolescentes com anemia falciforme de Minas Gerais. O estudo mostrou uma alta prevalência de albuminúria persistente nos participantes estudados. Além disso, identificaram-se fatores de risco para o desenvolvimento de albuminúria persistente como, por exemplo, níveis urinários mais elevados do Inibidor Tecidual de Metaloproteinase-1 (TIMP-1). Apesar de ser um projeto de pesquisa básica, os resultados possuem aplicações diretas no acompanhamento clínico de crianças com anemia falciforme, pois sugerem que a triagem para albuminúria deve começar antes dos 10 anos, apesar das diretrizes clínicas atuais sugerirem o início aos 10 anos.
Conforme enunciado em sua Missão, a Fundação Hemominas tem como um de seus objetivos produzir conhecimento e inovação, sendo reconhecidamente uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) 100% pública. Nesse sentido, seus colaboradores são constantemente incentivados a produzirem e divulgarem conhecimento. Dessa forma, a Fundação parabeniza todos os pesquisadores e servidores que apresentaram os resultados de seus trabalhos e que participaram do evento representando a instituição.
Coordenando a área, a Gerência de Desenvolvimento Técnico-Científico e o Serviço de Pesquisa da Fundação Hemominas estimulam as pesquisas e a divulgação científica, e orientam os pesquisadores sobre como proceder para realizar pesquisas na instituição. Informações sobre o fluxo para desenvolvimento de pesquisas e a lista dos projetos em andamento podem ser encontrados no site da Fundação Hemominas.
Vale lembrar aos pesquisadores que é importante informar qualquer trabalho aceito em evento e para publicação em revista científica, enviando e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
HEMO 2023
Realizado no mês de outubro, em São Paulo, o Congresso HEMO é organizado pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), sendo o 3° maior evento do mundo na área.
A cada ano mais multidisciplinar, o HEMO é aberto e recebe profissionais da saúde da área de Hematologia e Hemoterapia, médicos hematologistas e hemoterapeutas, residentes, acadêmicos de Medicina, gestores, representantes da indústria Farmacêutica, instituições de Saúde, associações de pacientes, além de tomadores de decisão e formadores de opinião.