Durante a 597ª Reunião do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), realizada em setembro, foi aprovado pelo plenário do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) o Plano Diretor de Hematologia e Hemoterapia para o estado, no período de 2024 a 2027.

O plano, apresentado por Diogo Lara e Poliana Reis, representando a Fundação Hemominas, faz uma análise da situação de saúde em Minas Gerais, relativa às doenças e agravos que impactam a doação de sangue, bem como seus fatores sociodemográficos, condições de vida e morbimortalidade. Junto a análise, fez-se um levantamento com o perfil dos doadores, demanda de coletas, um mapeamento dos estabelecimentos de assistência à saúde, levando-se em conta também o sistema estadual de hemoterapia e hematologia.

De acordo com a CES/MG, “considerando tais avaliações, foram identificados alguns objetivos e diretrizes para a rede de hemoterapia e hematologia do estado, que vão ser implementadas no próximo ano. Por exemplo, ampliar e aperfeiçoar as estratégias de captação de doadores com vistas a aumentar o número de bolsas coletadas e estender a cobertura dos leitos SUS pela hemorrede pública, posto que ainda existem leitos SUS atendidos por banco de sangue privados, além de intensificar a presença da Hemominas nas macrorregiões e microrregiões que ainda não possuem UFH e/ou PACE”.

 

Gestor responsável: Assessoria de Atuação Estratégica – PRE.AAE