Mães doadoras e servidoras recebem homenagens nas unidades da Hemominas
Mães doadoras e servidoras recebem homenagens nas unidades da Hemominas
Em Divinópolis, as mães servidoras e doadoras do Hemonúcleo foram o foco da comemoração: um mural com fotos delas e famílias na área da recepção de doadores, elaborado pelo Grupo de Trabalho em Humanização da unidade, celebrou a contribuição de todas em benefício da causa da doação de sangue.
Alguns depoimentos traduzem o espirito de solidariedade:
Denise Diniz Martins Vieira, mãe de dois filhos, doadora de Itapecerica, desde 2006, assim se manifestou: “Doar sangue, um gesto de amor à vida, de amor ao próximo, simples, rápido, que dura uma vida”.
Também, Neiva Aparecida dos Santos Siqueira, de São Gonçalo do Pará, dois filhos, doadora desde 2017, comentou: “Salvar uma vida é muito importante”.
Joice Silva Alves, enfermeira do Hemonúcleo:poema para as mães - Fotos: Shirley S. Silva
Por sua vez, Joice Silva Alves, enfermeira do Hemonúcleo de Divinópolis, mãe, doadora, fez até um poema: “Ser mãe... Se doar a cada dia... sem medir esforços...sem esperar nada em troca. Amor incondicional... Gratidão por ter a oportunidade de dar a vida e viver intensamente cada momento. Doar sangue... Doar um pouco de mim a quem precisa... sem esperar nada em troca. Gratidão por ter a oportunidade de me doar, de ajudar, de poder viver a vida intensamente e, acima de tudo, poder ser o tudo de alguém que muito precisa”.
Ituiutaba
Caravana de doadores em Ituiutaba: unidos pela doação de sangue - Fotos:Arquivo Hemominas
Na unidade, o Dia das Mães reuniu mãe e filho doando sangue, caravanas de cidades vizinhas, como a de Campina Verde, e a realização de uma singela homenagem a todas servidoras que são mães, representadas pela servidora da Captação, Célia Regina de Freitas Jacob.
Andreia Silva e o filho Pedro Gabriel: uma geração cuidando da outra - Foto: Arquivo Hemominas
Houve, ainda, a distriuição de brindes entre os doadores - as embalagens, feitas com materiais recicláveis pela enfermeira-padrão do hemonúcleo, Vania Alves Paranaíba, continham: máscara e frasquinhos de álcool personalizados e lembrancinhas do Boticário.
Uberlândia
Comprovando mais uma vez a importância das parcerias na captação de doadores, a blogueira Kamilla Signato, de Uberlândia, angariou e ofertou 16 brindes que foram sorteados no sábado (8), quando o hemocentro recebeu 98 candidatos à doação de sangue.
A blogueira Kamilla Signato sorteou 16 brindes entre os doadores - Fotos: Diogo Alves Vilela, @kamillasignato
Durante o atendimento, cada um dos que compareceram tentou a sorte, movimento registrado pela blogueira no Instagram. A unidade recebeu mulheres congadeiras, além de um grupo grande vindo do município do Prata.
Segundo a captadora Patrícia Fernandes, foi um dia muito agradável, produtivo, com resultados bastante positivos – praticamente, todos os agendados vieram. Houve também a distribuição de lembrancinhas a todos os doadores, feitas pela própria equipe do hemocentro ao longo de toda a semana.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social
Basta se candidatar à doação de medula uma vez. O cadastro fica armazenado no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea até que o doador complete 60 anos. Mas é fundamental manter os dados atualizados.