O candidato aprovado na triagem clínica para doação será submetido, também, a um exame prévio para identificação de anemia. No momento da seleção, será determinada a concentração de hemoglobina (Hb) ou de hematócrito (Ht) em amostra de sangue do candidato à doação, obtida por punção digital ou por venopunção ou por método validado que possa vir a substituí-los.

Os valores mínimos aceitáveis do nível de hemoglobina/hematócrito são:

Mulheres: Hb =12,5g/dL ou Ht =38%;
Homens: Hb =13,0g/dL ou Ht =39%.

Quando o resultado for inferior ao mínimo legal para doação, o candidato será encaminhado para realizar exames externos. Caso apresentem níveis de ferro dentro da normalidade, poderão se candidatar novamente no prazo de 30 dias. Candidatos com valores de ferro abaixo do normal ou que não realizem avaliação externa deverão aguardar 6 meses para se candidatar novamente.

O candidato que apresente níveis de Hb igual ou maior que 18,0g/dL ou Ht igual ou maior que 54% será impedido de doar e encaminhado para investigação médica para descartar doenças como causa, especialmente hematológicas. Em caso de liberação e nova ocorrência de hemoglobina elevada, o médico da Fundação Hemominas deverá avaliar a necessidade ou não de nova propedêutica.

Pessoas portadoras de anemia hereditária (transmitida de pais para filhos) não podem doar sangue. Anemias carenciais (por deficiência alimentar ou perda excessiva de ferro) impedem a doação por um prazo de seis meses após a normalização dos exames e término do tratamento. Quando detectado um valor inferior ao limite de doação, mesmo que ainda não caracterizando anemia, recomendamos aguardar 6 meses para uma nova avaliação para doação de sangue.

Portadores do traço falciforme (presença de hemoglobina S associada à hemoglobina A no exame de eletroforese de hemoglobina, característico de familiares de pacientes portadores de anemia falciforme ou drepanocitose) podem doar sangue normalmente. Na Fundação Hemominas todo o sangue doado é avaliado para a presença de hemoglobina S e quando é detectada sua presença, o sangue é rotulado a fim de que seja utilizado apenas em pacientes que não possuam contraindicação para recebê-lo. Os portadores de traço falciforme não devem doar através do método de aférese.

Gestor responsável: Diretoria Técnico-Científica