Os Colegiados são espaços coletivos deliberativos, que tomam decisões em seu âmbito de governo, de acordo com as diretrizes e contratos definidos em conjunto, por meio de análise, reconstrução e pactuação das propostas/ofertas apresentadas pela Direção das unidades de saúde. Os usuários/familiares e as equipes de saúde também têm pedidos e propostas que serão apreciadas e acordadas.
Na Fundação Hemominas, existe um Colegiado Gestor da Humanização, que tem como funções prioritárias discutir os assuntos pertinentes à efetivação da Política Nacional de Humanização (PNH) na Instituição, bem como atuar como um apoio institucional para as ações de Humanização desenvolvidas nas Unidades Regionais da Fundação Hemominas.
Composição do Colegiado Gestor
O Colegiado Gestor da Humanização Hemominas é integrado por representantes de todas as Unidades da Fundação Hemominas (UFH). As pessoas foram escolhidas de acordo com o interesse e disponibilidade, a partir da indicação da Coordenação da Unidade mediante solicitação do nível central da Humanização, e com a aprovação da Diretoria Técnico-Científica e da Presidência da Hemominas.
Sua criação foi prevista no Projeto Estratégico Humanização, da Fundação Hemominas.
Funções
- O Colegiado Gestor da Humanização tem por finalidade elaborar o projeto de ação da Humanização na Hemominas e em cada UFH.
- Colabora com a revisão, análise crítica e melhorias nos processos de trabalho da unidade;
- Promover a co-responsabilização de todos envolvidos, em sua dimensão de protagonista nos processos de trabalho (gestão e atenção, ou seja, nos processo de gerir e de cuidar);
- Acolher os usuários (pacientes, doadores, clientes) e trabalhadores da unidade;
- Criar e avaliar os indicadores da Humanização;
- Sugerir e elaborar propostas de melhorias no ambiente de trabalho.
O Colegiado também funcionará como um apoio às Unidades no sentido de auxiliá-las a efetivarem as ações de Humanização.