III Encontro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em HTLV (GIPH) / Inauguração do sistema de agendamento prévio de doação de sangue / Inauguração do primeiro Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP) /VIII Seminário de Iniciação Científica da Fundação Hemominas / Encontro de Produção e Controle de Qualidade de Hemocomponentes / Lançamento da campanha Sou doador!
III Encontro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em HTLV (GIPH) reúne cerca de 20 pesquisadores e integrantes do grupo. Coordenado pela Fundação Hemominas, o GIPH tem objetivo geral de estabelecer uma coorte aberta prevalente para acompanhamento de indivíduos com sorologia positiva ou indeterminada para HTLV-1 e 2, buscando avaliar aspectos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais dessa população e de seus familiares.
Hemocentro de Belo Horizonte – maior unidade da Fundação Hemominas – inaugura sistema de agendamento prévio de doação de sangue. Candidato à doação pode utilizar o telefone 155, opção 8, sem custos, para agendar atendimento, de segunda a sexta-feira, entre 7 horas e 18 horas.
A Fundação Hemominas inaugura o primeiro Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP) público de Minas Gerais. Instalado na sede do Cetebio - Centro de Tecidos Biológicos de Minas Gerais, em Lagoa Santa, esse é um projeto do Governo de Minas Gerais e será o maior centro público integrado de tecidos biológicos da América Latina. Com ele, a Fundação Hemominas dá importante passo para a realização de transplantes de medula óssea. O BSCUP é o serviço responsável pela obtenção, avaliação e disponibilização de sangue do cordão umbilical e placentário para uso terapêutico. Esse material é rico em células-tronco hematopoéticas, capazes de produzir os elementos fundamentais do sangue, que podem ser utilizadas para tratar pacientes com doenças hematológicas, por exemplo, cânceres das células sanguíneas e outras doenças em que há a necessidade de realização do transplante. O Banco faz parte da Rede BrasilCord, gerenciado pela Fundação do Câncer, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e é o 13º banco a ser inaugurado no país, sob a coordenação do INCA – Instituto Nacional do Câncer/ Ministério da Saúde.
Hemocentro de Belo Horizonte sedia o VIII Seminário de Iniciação Científica da Fundação Hemominas. Promovido pelo Serviço de Pesquisa da Gerência de Desenvolvimento Técnico-Científico, o encontro reuniu cerca de 30 participantes, com a apresentação de 17 trabalhos, resultados de pesquisas desenvolvidas pelos alunos do Programa de Iniciação Científica (PBIC), ano 2013 da Hemominas. Os temas enfocados foram Hemoglobinopatias; Coagulopatias; Imuno-hematologia; Doação de sangue e derivados e Doenças transmissíveis pelo sangue. Participaram do evento bolsistas do Hemocentro de Belo Horizonte e das unidades de Uberaba e Juiz de Fora.
Realização do Encontro de Produção e Controle de Qualidade de Hemocomponentes. O evento acontece em Belo Horizonte, reunindo cerca de 100 servidores da área técnica da Rede Hemominas para discutir produção, armazenamento, controle de qualidade e transporte de hemocomponentes.
Lançamento da campanha Sou doador!
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social
A Fundação Hemominas disponibiliza os anexos que integram os contratos de Agência Transfusional e Assistência Hemoterápica. Estes anexos devem ser utilizados conforme cláusulas contratuais que normatizam os serviços prestados pela Fundação aos Estabelecimentos de Assistência à Saúde do estado.