A chance de encontrar um doador compatível entre pessoas
não aparentadas é de 1 em 100.000. faça seu cadastro.
Os gráficos abaixo não contemplam os estoques de Concentrados de Plaquetas e Plasma
Agende a doação o quanto antes
Agende a doação nesta semana
Agende a doação na próxima semana
Aguarde 10 dias para agendar a doação
Alerta
Critico
Alerta
Alerta
Adequado
Alerta
Estavel
Alerta
Hemominas disponibiliza noYoutube três sambas-enredo que incentivam a doação de sangue durante o carnaval. Os sambas foram criados em parceria por compositores mineiros que cederam os direitos autorais das obras para a divulgação da causa. O samba “Descendo a Alameda” é do compositor Evaldo Roch, interpretado por Sérgio Rodrigues dos Santos. A composição fala dos passos para doar sangue e faz referência ao endereço do Hemocentro de Belo Horizonte, que fica na Alameda Ezequiel Dias. Já o samba “Unidos pela vida” é dos autores Genecir Justino (Genecir Passista) e Marco Aurélio de Souza (Marquinho). O samba, que fala da importância de doar sangue, ganhou uma versão especial para o Hemocentro Regional de Juiz de Fora.
Fundação Hemominas e o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em HTLV (GIPH) promovem minissimpósio e o lançamento da sexta edição do livro HTLV - Coleção Cadernos Hemominas. A publicação, que reúne trabalhos de 73 pesquisadores e colaboradores, contribui para ampliar a divulgação da gravidade da infecção pelo vírus HTLV.
Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em HTLV (GIPH) comemora 20 anos de atuação com produção bastante significativa: nesse período, o GIPH publicou 71 artigos científicos; foram concluídos 27 mestrados e 13 doutorados e foram publicadas seis edições do Cadernos Hemominas, com as pesquisas em HTLV. O retrovírus HTLV, descoberto em 1980, está associado ao desenvolvimento de doenças como mielopatia, linfoma cutâneo, dermatite e fibromialgia.
Realização do VII Encontro de Pesquisadores e o X Seminário de Iniciação Científica, reunindo pesquisadores e acadêmicos com formações diversas para troca de conhecimento, com apresentação de trabalhos. As pesquisas, em sua quase totalidade desenvolvidas em parcerias com universidades e instituições de ensino, têm foco na aplicação direta nos serviços da Hemominas e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes, em especial com coagulopatias e hemoglobinopatias.
Realização do Seminário para Apresentação dos Resultados do Projeto de Produção Mais Limpa (P+L), que contempla o compromisso da Fundação Hemominas com a responsabilidade socioambiental. Projeto visa à racionalização do uso dos diversos recursos necessários para manter e resguardar, com qualidade, as atividades laborais na instituição. Um das ações é limitar a produção de resíduos ao estritamente necessário. Este projeto tem o apoio financeiro da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH) do Ministério da Saúde, bem como a participação de especialistas em Produção Mais Limpa da Rede de Tecnologias Limpas (TECLIM) da UFBA.
Fundação Hemominas é convidada pelo Ministério da Saúde a apoiar o XIV Simpósio Franco-Brasileiro e Encontro Nacional de Hematologia e Hemoterapia, realizado em Belo Horizonte. O Simpósio discute temas de interesse da Hemorrede Nacional, considerando a experiência dos dois países - Brasil e França. Entre eles, gestão de rede de serviços hemoterápicos; gestão de custos na hemoterapia; estratégias para assegurar a cobertura transfusional com sangues raros; produção e distribuição de reagentes utilizados na hemoterapia; perspectivas para triagem de infecções transmissíveis por transfusão, doenças emergentes e o risco transfusional e Teste de Ácido Nucleico na hemoterapia, apresentados a partir da experiência dos hemocentros brasileiros e do instituto francês.
Projeto de pesquisa intitulado “Reticulocyte Count is the Most Important Predictor of Acute Cerebral Ischemiaand High-Risk Transcranial Doppler in a Newborn Cohort of 395 Children with Sickle Cell Anemia, desenvolvido por pesquisadores da Fundação Hemominas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), recebe Prêmio de Melhor Trabalho em Hematologia Pediátrica, no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular. Pesquisa visa identificar quais fatores de risco estão ligados à ocorrência de AVC (Acidente Vascular Cerebral) nas crianças com anemia falciforme, abrindo-lhes, assim, perspectivas de uma melhor qualidade de vida. A anemia falciforme é um distúrbio genético triado no teste do pezinho, que deve ser feito até o quinto dia após o nascimento do bebê. As crianças que apresentam o diagnóstico de Doença Falciforme passam a ser acompanhadas pela equipe multidisciplinar dos ambulatórios da Hemominas.
Hemominas participa do XVIII Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI), realizado no campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina. Com o tema “Marco legal de ciência, tecnologia e inovação: o papel dos NITs no desenvolvimento regional”, o evento teve a presença de representantes de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) sediadas em Minas Gerais. A Fundação tem em seu histórico a tradição de buscar a melhoria e atualização contínuas, promovendo o aprimoramento tecnológico em sua área. Para isso, desenvolve pesquisas de forma permanente, produzindo conhecimento, buscando, em âmbito nacional e internacional, estabelecer parcerias com vistas à inovação.
Fundação Hemominas participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia/FINIT, realizada em Belo Horizonte. Evento constitui oportunidade de a Hemominas compartilhar com empresas, estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas o conhecimento acumulado em mais de 30 anos de trabalhos em ciência e tecnologia.
Hemominas conquista o terceiro lugar entre os hemocentros nacionais, em concurso do Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Reconhecimento se deve às ações desenvolvidas em todas as unidades da Fundação Hemominas, visando à divulgação do ato de doar, bem como a importância da atualização do cadastro de candidatos à doação de medula óssea. O concurso premiou os hemocentros que realizaram ações de intervenção real e virtual sobre o tema. Campanha foi realizada durante os jogos olímpicos e paralímpicos, com o mote: “Atualize seu cadastro. Você pode salvar uma vida em qualquer lugar do mundo!”
Lançamento da série de vídeos Autocuidado em Doença Falciforme, dirigida especialmente aos pacientes falciformes da Fundação Hemominas. Criados pela psicóloga clínica da Hemominas, Alice Oliver Rosa Sacramento, e a estagiária de psicologia, Maria Aparecida dos Santos, com uma abordagem lúdica e didática, as produções enfocam os temas Água, Alimentação, Talassemia e Gravidez. Produções estão disponíveis no canal do Youtube da Hemominas e em outros sítios eletrônicos, como o da Cehmob. Série prevê continuidade e será também exibida nas salas de espera do paciente e do doador das unidades da Hemominas em todo o estado.
Dezembro
Hemocentro de Belo Horizonte, a maior unidade da Fundação Hemominas no estado, recebe, pela segunda vez, a certificação internacional do programa de Acreditação da AABB/ABHH (American Association of Blood Banks e Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular). Certificada pela primeira vez em 2015 e recertificada em 2016, o hemocentro atende aos requisitos internacionais relativos à qualidade e segurança das atividades de coleta, processamento, armazenamento, distribuição, testes laboratoriais, infusão de sangue e hemocomponentes, entre outros. A certificação e os serviços de captação de doadores para oferta de hemocomponentes têm beneficiado pacientes em todo o estado e, em ocasiões especiais, de outros estados brasileiros também. De maneira especial, os pacientes com hemoglobinopatias e coagulopatias são diretamente beneficiados, ainda, com os resultados das pesquisas científicas desenvolvidas ao longo dos anos na instituição.
Unidade de Coleta de Além Paraíba, na Zona da Mata, comemora 21 anos de atividades.
Banco de Medula Óssea do Cetebio supera metas: em 2015, criopreservou 212 bolsas para o transplante de 85 pacientes; em 2016, a unidade criopreservou 312 bolsas possibilitando o transplante de mais 129 pacientes.
01/04/2025 09:33
18/03/2025 14:50
28/01/2025 11:39
Nesta seção é disponibilizada a Agenda de compromissos oficiais da Presidente e Diretores da Hemominas.
A Fundação Hemominas disponibiliza os anexos que integram os contratos de Agência Transfusional e Assistência Hemoterápica. Estes anexos devem ser utilizados conforme cláusulas contratuais que normatizam os serviços prestados pela Fundação aos Estabelecimentos de Assistência à Saúde do estado.
Coleta de sangue em Lavras 03/04/2025 08:00 - 12:00 O Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) de Lavras realiza coleta de sangue no município. |
Coleta de sangue em Leopoldina 03/04/2025 08:00 - 16:00 O Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) de Leopoldina realiza coleta de sangue no município. |
Acervo Técnico-Cientîfico na área de Hematologia & Hemoterapia e Saúde pública no contexto do SUS.
Patient Blood Management – PBM
Série Ciclo do Sangue - Os caminhos do sangue doado.
Informativo Conhecer e Compreender para Educar: hemoglobinopatias e coagulopatias para a escola
Informativo do Grupo Identidade da Fundação Hemominas