Socorristas do GAVE ganham certificado de conclusão do curso de multiplicadores

Nesta sexta-feira (11/08), um grupo de socorristas do Grupo de Atendimento Voluntário de Emergência (GAVE) participou do curso de multiplicadores, no auditório do Hemocentro de Belo Horizonte. O curso objetiva preparar os profissionais que serão responsáveis por sensibilizar a população para a doação de sangue.

Durante o curso, a captadora Ana Carolina Ferreira explicou sobre as condições, restrições e impedimentos para doação de sangue; compatibilidade sanguínea; e processo de fracionamento de hemocomponentes.

A palestrante salientou a importância do candidato responder com sinceridade ao questionário durante a triagem clínica já que, devido à janela imunológica, algumas doenças podem não ser identificadas imediatamente. A janela imunológica é o período necessário para que o organismo produza anticorpos a partir de uma infecção e, a partir dessa produção, uma possível doença pode ser identificada em exames de sangue.

A captadora falou também sobre o cadastro de medula óssea e a necessidade de desmitificar e acabar com o medo da doação de medula. As pessoas tendem a confundir medula óssea com medula espinhal e por isso têm medo de se cadastrar como doador. “A medula óssea é diferente da medula espinhal. A medula óssea é um tecido líquido gelatinoso que está presente na parte interna de vários ossos. A medula espinhal está relacionada com o sistema nervoso”, disse.

Os socorristas se posicionaram positivamente quanto ao conteúdo aprendido no curso. De acordo com Jaqueline Costa, “o curso esclareceu muitas dúvidas já que na escola não recebemos tantas informações sobre o assunto”, afirmou.

As equipes do GAVE que participaram do treinamento vieram das cidades de Itabira e Nova Era.

 

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar