Vandeir da Silva explica como reconhecer em que tipos de incêndios os diferentes extintores podem ser utilizados.


Prevenção foi a palavra-chave das palestras apresentadas durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho do Hemocentro de Belo Horizonte, realizada de 11 a 14 de fevereiro. No primeiro dia, 11/02, o tema da palestra foi “Prevenção e Combate a Incêndios”, proferida pelo técnico em segurança do trabalho da MGS e bombeiro civil, Vandeir da Silva. De modo bem didático, o técnico ensinou como se pode atuar em princípios de incêndio. “A segurança individual deve estar em primeiro lugar. Se perceber que a chama é maior que você, se afaste do local e chame ajuda especializada, no caso, o Corpo de Bombeiros”, enfatizou. O telefone dos Bombeiros é 193.

Segundo Vandeir, as técnicas são simples, mas podem fazer toda a diferença, não só no local de trabalho, mas também nas residências. Entre os acidentes mais comuns, ele citou aqueles causados por vazamento de gás de cozinha. O técnico em segurança lembrou aos participantes que o botijão tipo GLP 13 kg, não deve ser virado ou tombado quando o gás de cozinha estiver no fim, pois pode causar acidentes. Caso haja vazamento de gás, não se deve apagar nem acender as luzes. O botijão deve ser levado, em segurança, para um local ventilado, deixando o regulador de pressão de gás desconectado, e chamando a assistência técnica do fornecedor de gás.

Outro destaque foi o reconhecimento dos extintores e como usá-los de maneira correta, exemplificando em quais tipos de incêndio cada um poderá ser utilizado. Os extintores encontrados nas unidades da Fundação Hemominas são:

- Água pressurizada (AP): usado em incêndios classe A (materiais sólidos). Age em materiais como madeiras, tecidos, papéis, borrachas, plásticos e fibras orgânicas. É proibido o seu uso para incêndios de classe B e C.

- Pó Químico Seco (PQS): É indicado para incêndios da classe A, B (líquidos e gases inflamáveis) e C (equipamentos energizados). Seu princípio de extinção é por meio de reações químicas e abafamento (para incêndios da classe A) e pode ser usado para a contenção de fogo de praticamente qualquer natureza.

Vandeir destacou também a importância da manutenção dos extintores e da leitura do rótulo do equipamento, chamando a atenção dos participantes para a verificação da pressão da carga. “O ponteiro na faixa verde indica que a pressão no extintor está adequada. Se o ponteiro estiver na faixa vermelha, ele está descarregado ou sem pressão, e não terá utilidade. O equipamento deverá ser encaminhado imediatamente para manutenção”, alertou.

O manômetro é o instrumento que mostra qual a pressão da carga contida no extintor.
O manômetro é o instrumento que mostra qual a pressão da carga contida no extintor. Crédito: Divulgação

Segundo o engenheiro de Segurança do Trabalho da Fundação Hemominas, Ricardo Rocha, a instituição treina constantemente os servidores para atuarem como brigadistas em suas unidades. Atualmente a Hemominas conta com 306 servidores treinados. Ricardo explicou que, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, os treinamentos devem ocorrer a cada dois anos ou caso seja necessária a renovação de mais de 50% da equipe de brigadistas.

No dia 12/03, a palestra da A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho teve como tema “Violência contra a mulher: aspectos psicossocias”.

ISTs

Já na quarta-feira (13), a enfermeira e instrutora do Centro de Capacitação e Treinamento da MGS, Bianca Rodrigues Serafim, falou sobre as ISTs - Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Segundo a enfermeira, o termo IST passou a ser adotado pela Organização Mundial da Saúde no lugar de DST (Doença Sexualmente Transmissível). “Essa mudança se deve ao fato de que uma pessoa pode ter e transmitir infecção e não possuir um conjunto de sinais e sintomas (quadro clínico), que chamamos de doença”, esclareceu.

As ISTs são causadas por microrganismos (vírus, bactérias, fungos e protozoários), sendo que a maioria delas é assintomática ou tem sinais e sintomas leves, levando as pessoas a não procurarem o tratamento adequado e precoce. “Por isso é necessário conhecer as formas de prevenção, transmissão, o diagnóstico e o tratamento, o que contribui para prevenção de novos casos e redução dos casos de mortalidade”, acrescentou Bianca.

Para a enfermeira, o uso do preservativo ainda segue como uma das principais formas de prevenção às ISTs, sendo distribuído gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde nas atenções básicas.

Ergonomia

A última palestra da semana teve como enfoque o tema “Ergonomia no Trabalho”, proferida pela fisioterapeuta da MGS, Ana Carolina Arruda, em 14/02. Ela apresentou o conceito de ergonomia – ciência que busca uma adaptação saudável do homem ao meio em que vive - e a sua importância em nossa vida diária: casa, trabalho, lazer, etc.

A fisioterapeuta explicou que é preciso que as pessoas mudem suas atitudes em relação a como desenvolver suas atividades laborais. “Os equipamentos podem ser excelentes, mas se não tivermos a postura correta no momento de utilizá-los, de nada adianta”.

Segundo Ana Carolina, postura é a atitude que a pessoa assume, utilizando a menor quantidade de esforço muscular e ao mesmo tempo protegendo as estruturas de suporte contra traumas. “Essas atitudes que tomamos hoje terão consequências para o nosso corpo e nossa qualidade de vida no futuro”, alertou.

Na ocasião, a fisioterapeuta lembrou a importância da ginástica laboral, confirmando que esse tipo de exercício é um grande aliado no combate à má postura corporal e à fadiga originada por esforços excessivos ou repetitivos. Ela aproveitou e deu dicas de alguns exercícios que podem ser feitos diariamente para ajudar no fortalecimento dos músculos que ficam mais tensionados durante a jornada de trabalho.

Uma das funções da ergonomia é demonstra a postura mais adequada para quem trabalha em frente ao computador
Uma das funções da ergonomia é demonstra a postura mais adequada para quem trabalha em frente ao computador. Crédito: Divulgação

 

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar