A bolsista Cecília Ferreira apresentou os resultados da pesquisa desenvolvida junto aos pacientes com hemofilia A, sob a orientação da pesquisadora Stela Brener Vertchenko - Foto: Adair Gomez

Os bolsistas de Iniciação Científica da Fundação Hemominas apresentaram nesta sexta-feira, 24/05, o resultado das pesquisas desenvolvidas na instituição no período de março de 2018 a fevereiro de 2019. O seminário é uma contrapartida da Hemominas pela participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

A gerente de Desenvolvimento Técnico-Científico da Hemominas, Marina Lobato, discorreu sobre a relevância de programas de iniciação científica como o PIBIC. “O Programa é importante para a Fundação Hemominas porque os estudantes têm grande participação na investigação científica, fundamental para manter a Hemominas no patamar em que está – de referência na produção de conhecimento”, afirmou. Marina, ainda, lamentou a suspensão do PIBIC em virtude de cortes no orçamento da Fapemig. “Não posso deixar de registrar meu descontentamento. Esse ano, infelizmente, o programa foi suspenso devido às restrições orçamentárias pelas quais a Fapemig vem passando. Um corte que traz consequências importantes para a educação e a ciência. Espero que seja retornado em breve. A gente torce por dias melhores e agradece aos bolsistas que persistiram, apesar dos problemas com as bolsas no ano passado”, completou.

Dinâmica

O seminário contou com a participação, via videoconferência, das unidades regionais da Hemominas de Divinópolis, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberaba, onde houve a atuação de orientadores e bolsistas do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica).

No total foram apresentadas 20 pesquisas. Cada bolsista teve cerca de 15 minutos para expor o trabalho. Os presentes durante as apresentações tiveram a oportunidade de fazer questionamentos, ponderações e sugestões para o aperfeiçoamento dos trabalhos.

Relação dos trabalhos apresentados

Organizado em consonância com as linhas de pesquisa desenvolvidas na Hemominas, o seminário teve a programação segmentada em seis eixos: coagulopatias, imuno-hematologia, doenças transmissíveis por transfusão e transplante, doação de sangue e hemocomponentes, preparo de hemocomponentes e controle de qualidade e hemoglobinopatias.  

Na linha de coagulopatias, foram apresentados quatro trabalhos: Impacto da hemofilia nas atividades escolares, laborais e de lazer de pacientes atendidos no Hemocentro Regional de Montes Claros, pelo bolsista Arthur Macedo Goulart Silva, sob a orientação da pesquisadora Elaine Veloso Rocha Urias; Diversidade dos efeitos clínicos da hemofilia A: análise de micropartículas plasmáticas, pela bolsista Carolina Correia de Assis Neto, sob a orientação do pesquisador Daniel Gonçalves Chaves; Influência de polimorfismos e mutações em genes de proteínas da coagulação na diversidade fenotípica da Hemofilia A, pelo bolsista Marcos Vinícius Almeida Amorim, sob a orientação do pesquisador Daniel Gonçalves Chaves; e Qualidade de vida relacionada à saúde em pacientes com hemofilia A, pela bolsista Cecília Ferreira de Paula, sob a orientação da pesquisadora Stela Brener Vertchenko.

Na linha de imuno-hematologia, foram apresentados dois trabalhos: Avaliação sorológica e molecular de doadores de sangue fenotipados como RhD negativo CDE positivo na Fundação Hemominas, pela bolsista Camila Amormino Corsini, sob a orientação da pesquisadora Michelle Teodoro Alves; e Avaliação dos alelos DI*A e DI*B do sistema de grupo sanguíneo Diego em doadores de sangue de Minas Gerais, pela bolsista Isabela de Andrade Ferraz, sob a orientação da pesquisadora Maria Clara Fernandes da Silva Malta.

Na linha das doenças transmissíveis por transfusão e transplante, foram apresentados quatro trabalhos: Estudo da infecção pelo citomegalovírus humano e poliomavírus BKV em pacientes com transplante renal: desenvolvimento de testes moleculares para detecção viral, pelas bolsistas Larissa Silva Lentz Braga e Júlia Grichtolik Cantagalli Paiva, sob a orientação da pesquisadora Luciana de Souza Madeira Ferreira Boy; Prevalência da hepatite C e outras infecções de transmissão parenteral em portadores de hemoglobinopatias hereditárias atendidos no Hemocentro de Belo Horizonte no período 1985/2015, Fundação Hemominas, pelo bolsista Matheus Bossi Delucca de Faria,sob a orientação do pesquisador Ricardo Andrade Carmo; Prevalência de marcadores de diagnóstico para sífilis e hepatite B e fatores sociodemográficos associados em doadores de sangue na macrorregião de Divinópolis/MG, pela bolsista Lívia Bárbara Cordeiro Alves, sob a orientação da pesquisadoraMarina Mendes Oliveira; e Perfil clínico-epidemiológico de pacientes infectados pelo HTLV-1/2 atendidos em ambulatório público de Belo Horizonte/MG, pelo bolsista Wilgner Ricardo Rail Silva,sob a orientação da pesquisadora Maísa Aparecida Ribeiro.

Na linha de doação de sangue e hemocomponentes, foi apresentado um trabalho: Perfil do doador de sangue na macrorregião de Divinópolis/MG, pela bolsista Júlia Resende Costa, sob a orientação da pesquisadora Marina Mendes Oliveira.

Na linha do preparo de hemocomponentes e controle de qualidade, também foi apresentado um único trabalho: Padronização de método in house de citometria de fluxo para a contagem de leucócitos residuais em bolsas de plaquetas, pela bolsista Manuela Cristina Emiliano Ferreira, sob a orientação da pesquisadora Marina Lobato Martins.

E a linha de hemoglobinopatias foi a que teve o maior número de trabalhos, com apresentação de oito temas: Prevalência de albuminúria em crianças com anemia falciforme: impacto da modalidade de tratamento, pelas bolsistas Ariádna Andrade Saldanha da Silva e Letícia Montes Souza sob a orientação do pesquisador André Rolim Belisário; Qualidade de vida de crianças com doença falciforme atendida no Hemocentro de Belo Horizonte, pela bolsista Giovanna Freitas Lobato, sob a orientação da pesquisadora Carolina Miranda Teixeira; Perfil clínico, hematológico e Doppler Transcraniano de pessoas com Doença Falciforme atendidas no Serviço de Hematologia e Hemoterapia/Hemocentro Regional de Uberaba/MG, pelo bolsista Guilherme Soares Coelho, sob a orientação do pesquisador Paulo Roberto Juliano Martins; Perfil epidemiológico dos pacientes recrutados no estudo REDS III DF na Hemominas Juiz de Fora, pela bolsistaIanka Cristina Ernesto, sob a orientação da pesquisadora Daniela de Oliveira Werneck Rodrigues; Estudo de prevalência e fatores de risco de albuminúria em crianças com anemia falciforme do estado de Minas Gerais, pela bolsista Jéssica Alves de Almeida, sob a orientação do pesquisador André Rolim Belisário; Adesão e submissão ao tratamento de pessoas com doença falciforme assistidas no Hemocentro Regional de Montes Claros/MG, pela bolsista Mariana Mota Fernandes, sob a orientação do pesquisador Cândido Alves Aguiar; Avaliação antropométrica de pacientes com Anemia Falciforme atendidos no Hemocentro Regional de Uberaba, pela bolsista Polyana Dutra Pereira, sob a orientação do pesquisador Paulo Roberto Juliano Martins; e Uso do gel de plaquetas autólogo no tratamento de úlceras de perna em pacientes com doença falciforme, pela bolsista Thaís Dantas Neiva Moreira, sob a orientação da pesquisadora Célia Maria Silva.

 

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar