Fonte

+ -

Contraste

+ -
Noticias 20/03/2026 12:03 3 min de leitura
20-03-26_equipe.jpeg

A manhã desta quinta-feira, 20 de março, foi marcada por reconhecimento, memória e compromisso com o futuro da saúde pública. Em um acolhedor espaço de convivência do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), foi realizada uma homenagem à Fundação Hemominas e ao Hemocentro Regional de Uberaba, celebrando uma trajetória construída com base na integração entre assistência, ensino e pesquisa. 

 

Mais do que celebrar uma parceria, o encontro trouxe à tona histórias que ajudaram a moldar esse percurso. Entre elas, o legado do médico e professor emérito Hélio Moraes de Souza, figura central na implantação do hemocentro e na articulação entre as instituições. Sua atuação visionária foi decisiva para estruturar não apenas os serviços assistenciais, mas também o avanço científico na área, deixando marcas profundas na formação de profissionais e na qualidade do cuidado ofertado.

Durante os pronunciamentos, o chefe da Unidade de Hematologia, Hemoterapia e Oncologia do hospital, Leonardo Rodrigues de Oliveira, destacou o caráter essencialmente humano da especialidade. Para ele, “a hemoterapia e a hematologia correm nas veias e artérias de todo ser humano que se dispõe a ajudar e também nas dos médicos”.

Anfitrião da cerimônia, o gerente de Atenção à Saúde, Luiz Antônio Pertili Rodrigues de Resende, ressaltou que o momento foi pensado como um gesto de gratidão. Segundo ele, a iniciativa buscou reconhecer não apenas a Hemominas, mas, sobretudo, as pessoas que constroem diariamente essa história — profissionais que, com dedicação e compromisso, sustentam uma rede de cuidado essencial para a sociedade.

20-03-26_Kelly.jpeg

Em sua fala, a presidente da Fundação Hemominas, Kelly Nogueira, trouxe um olhar institucional e, ao mesmo tempo, humano sobre essa trajetória. Ao agradecer a homenagem, destacou a dimensão da Hemominas como a maior hemorrede pública do país e reforçou que sua grandeza está diretamente ligada às parcerias construídas ao longo do tempo.

 

Kelly relembrou que a criação do hemocentro, há 36 anos, só se tornou possível graças à união entre a universidade, o hospital e o empenho do professor Hélio Moraes. Em um discurso marcado pelo reconhecimento, enfatizou o papel dos servidores e de todos os envolvidos nessa caminhada, apontando que o verdadeiro diferencial da instituição está nas pessoas que a constroem diariamente.

A programação incluiu ainda homenagens especiais, como o reconhecimento à professora Dulcinéia Aparecida Nogueira (in memoriam), cuja trajetória foi marcada pela dedicação ao ensino, à assistência e à formação de novos profissionais, deixando um legado duradouro na instituição.

20-03-26_campanha.jpeg

Encerrando a cerimônia, foi lançada a campanha “Doe sangue! Sua solidariedade salva vidas”, reforçando o papel fundamental da sociedade nesse ciclo de cuidado. A iniciativa convida cada cidadão a integrar uma corrente solidária que sustenta, diariamente, o funcionamento dos serviços de saúde.

 

Mais do que uma solenidade, o encontro reafirmou que a união entre instituições públicas, aliada ao conhecimento científico e ao compromisso humano, é capaz de transformar realidades e salvar vidas — um exemplo concreto de como parcerias bem estruturadas fortalecem o sistema de saúde e ampliam seu impacto social.

Gestor Responsável: Assessoria de Comunicação Social

Notícias Relacionadas

Hemominas e UFTM avançam em diálogo para fortalecer atuação conjunta
Noticias 19/03/2026

Hemominas e UFTM avançam em diálogo para fortalecer atuação conjunta

A Hemominas, representada pela presidente Kelly Nogueira, pela Gerente de Supervisão e Acompanhamento, Maria Jo...

Ler mais
Frutal vai ganhar Posto Avançado de Coleta Externa de Sangue (PACE)
Noticias 19/03/2026

Frutal vai ganhar Posto Avançado de Coleta Externa de Sangue (PACE)

O principal objetivo é evitar que moradores precisem se deslocar para outras cidades para realizar as doaç...

Ler mais
Equipe da OGE realiza ação da Ouvidoria Móvel na Hemominas durante Semana de Prevenção ao Assédio Moral
Noticias 18/03/2026

Equipe da OGE realiza ação da Ouvidoria Móvel na Hemominas durante Semana de Prevenção ao Assédio Moral

A Fundação Hemominas recebeu, nesta sexta-feira (13/3), a visita da equipe itinerante da Ouvidoria Geral d...

Ler mais
Ícone Assistente virtual