doador de sangue na coleta externa feita no Minas Tênis Clube

Com o objetivo de promover a doação de sangue e garantir os estoques que atendem a cerca de 95% da demanda do SUS em Minas Gerais, a Fundação Hemominas, além das coletas diárias em suas unidades, realiza Coletas Externas de sangue, buscando ampliar o universo de doadores indo aonde ele estiver.

Dessa forma, em parceria com o Minas Tênis Solidário, braço de responsabilidade socioambiental do Minas Tênis Clube, a Hemominas realizou, nessa quinta-feira, 14/5, uma Coleta Externa nas dependências da agremiação, iniciativa que se impõe, principalmente em tempos de Covid-19.

Para concretizar a ação, o Salão do Centro de Facilidades (CF6) da unidade Minas I foi transformado em um hemocentro e recebeu 50 pessoas, entre sócios e colaboradores do clube. O espaço foi preparado de acordo com as normas de segurança em saúde, e os doadores, que agendaram sua participação por e-mail, compareceram no horário das 8h às 12h, distribuídos de forma a evitar aglomerações e respeitar as atuais medidas de distanciamento social. Seguindo os procedimentos, antes da coleta todos os candidatos passaram pelo atendimento médico e pela triagem com a equipe da Fundação Hemominas, como ocorre no processo realizado nas unidades. Um total de 50 candidatos à doação acedeu ao convite e, dentre eles, 39 aptos a doar.

Acompanharam a coleta a gerente do Hospital Júlia Kubitschek (HJK), unidade do Hemominas no Barreiro, Ana Lúcia Fernandes Miranda, a técnica do setor de Captação de Doadores da unidade, Ana Célia Milagres, a médica do Departamento de Processos Técnico-científicos e Saúde do Minas Tênis Clube, Carla Tavares Felipe Vieira, e o presidente do Clube, Ricardo Vieira Santiago.

Sócia do Minas atende ao apelo para doar sangue
Coleta externa no Minas: sócios solidários, principalmente em tempos de coronavírus - Fotos: Orlando Bento

Segundo o presidente do Minas, é motivo de orgulho incentivar a campanha nesse momento de pandemia. “Essa é uma parceria dentre muitas outras que fizemos, justamente para minimizar os impactos na saúde”.

Tanto a gerente como a técnica da unidade do HJK agradeceram, em nome da Fundação, a parceria com o Minas Tênis Clube e o engajamento dos sócios e colaboradores na ação, contribuindo para adequar os estoques e atender às necessidades da população do estado.

O diretor de natação do Minas, Helio Lipiani, é um doador fidelizado e fez questão de participar: “Acho a iniciativa louvável, frente à situação complicada que estamos passando com a pandemia e o banco de sangue com estoque pequeno. Parabéns ao Minas e à Hemominas!”. Por sua vez, a sócia do clube, Paula Gildicelli, que também doou sangue, valorizou a parceria. “Quando recebi o e-mail do Minas sobre a doação, fiquei muito feliz e logo me candidatei”, ressaltou.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar