Cetebio
O Centro de Tecidos Biológicos de Minas Gerais - Cetebio é uma Unidade da Fundação Hemominas que integra Bancos de tecidos e células em uma única estrutura física e organizacional.
Descrição
Prestação de serviços especializados de alta complexidade em atividades de coleta, processamento, controle de qualidade, criopreservação e distribuição de células e tecidos biológicos, segundo critérios de qualidade internacionais e normas técnicas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Horários da unidade
Horário de atendimento
Horário de atendimento Segunda a sexta-feira: 8h às 17hTelefone: (31) 3268-0511
Horário de atendimento
Endereço
Rua Goiabeiras, 779 - Bairro: Distrito Industrial Genesco Aparecido de Oliveira - Cep: 30400000
Serviços prestados
Estabelecimentos de saúde
As unidades da Fundação Hemominas prestam serviços relativos à hemoterapia, hematologia, terapia celular e transplante a diversos estabelecimentos assistenciais de saúde, via contratos formalizados.
Saiba quais os estabelecimentos atendidos por esta unidade.
O Centro de Tecidos Biológicos de Minas Gerais - Cetebio visa disponibilizar aos pacientes células e tecidos biológicos coletados e processados segundo critérios de qualidade internacionais e normas técnicas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As células progenitoras hematopoéticas (CPH) são coletadas de doadores autólogos e alogênicos e são destinadas aos pacientes com doenças hematológicas. Os tecidos serão coletados de doadores alogênicos vivos e não vivos e destinados aos pacientes com queimaduras graves e doenças oftalmológicas. A estrutura compartilhada otimiza os processos, reduz custos, facilita a logística e permite maior difusão de conhecimento.
O Centro de Processamento Celular do Cetebio (CPC) tem a finalidade de desenvolver e acompanhar as atividades de processamento, armazenamento e distribuição de unidades de Células Progenitoras Hematopoéticas (CPH) e Concentrado de Linfócitos do doador.
O CPC propõe-se a constituir acervo e disponibilizar unidades de CPH para o tratamento de pacientes com indicação, em sua maioria, de transplante autólogo de medula óssea. Nesta modalidade de transplante, o doador é o próprio paciente. A coleta das células, nestes casos, é feita com o auxílio de um equipamento específico (máquina de aférese) em hemocentros ou nos hospitais parceiros.