Descrição

Prestação de serviços especializados de alta complexidade em atividades de processamento, criopreservação e armazenamento de células, contratados pelos centros transplantadores para o atendimento a pacientes com indicação de transplantes.

 

Órgão Responsável 

Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais - Hemominas

 

Você também pode conhecer este serviço como 

Produtos de origem humana para transplantes, transplante de CPH de sangue periférico, transplante autólogo, transplante alogênico, infusão de línfócitos do doador

 

Quem pode utilizar este serviço 

Centros de coleta / Centros Transplantadores

 

Etapas para a realização deste serviço 

1
Contratar serviço de criopreservação e armazenamento de células progenitoras hematopoéticas

Contratação do serviço

Valor

Sob consulta

Canais de Prestação

SEI

Documentação

Apresentar Ofício, via SEI, assinado pelo represente legal do centro transplantador, apresentando interesse para a contratação dos serviços prestados pela Hemominas, incluindo os seguintes documentos:

  • Ficha de cadastro (Anexo I - Ficha de cadastro hospitalar da Hemominas preenchido e assinado pelo representante legal da instituição pretendente), que se encontra disponível no site da Hemominas, na Seção: Unidades e Contratantes
  • Alvará da Vigilância Sanitária ou Termo de Aptidão (datado e vigente);
  • Estatuto registrado em cartório (cópia);
  • Ato de Nomeação do representante legal da instituição pública (cópia) ou Ata de Eleição do representante legal da instituição privada (cópia);
  • CNPJ (cópia);
  • Comprovante de endereço do estabelecimento contratante (cópia);
  • Inscrição Estadual (cópia);
  • Inscrição Municipal (cópia);
  • Carteira de Identidade do representante legal (cópia);
  • CPF do representante legal (cópia)

2
Solicitar processamento, criopreservação e armazenamento de concentrado de linfócitos ou células progenitoras hematopoéticas

O centro transplantador deverá solicitar por meio de formulário devidamente preenchido e assinado pelo médico assistente do doador/paciente. Nesse documento, o centro informa dados do paciente, diagnóstico e tratamentos em andamento, regime de mobilização, data de coleta. A solicitação deverá ser encaminhada por e-mail, fornecido pela Hemominas quando da assinatura do contrato.

Valor

Não se aplica

Canais de Prestação

E-mail

Documentação

Formulário "Solicitação de criopreservação de células  progenitoras hematopoéticas para transplante".

3
Receber laudo de criopreservação

O Cetebio envia por e-mail para o centro transplantador um laudo contendo todas as informações sobre o material criopreservado, tais como: dose de celulas criopreservadas, quantidade de bolsas, tipo de solução crioprotetora utilizada, etc. O centro transplantador deverá fornecer um e-mail oficial para o recebimento do laudo.

Valor

Não se aplica

Canais de Prestação

E-mail

Documentação

Não se aplica

4
Solicitar análise crítica das células progenitoras hematopoéticas para transplante

O centro transplantador solicita, via e-mail, a análise crítica das bolsas criopreservadas. O procedimento consiste em verificar se houve alguma intercorrência no processo que possa aumentar o risco da realização do transplante. Por este motivo, a solicitação deve ser feita antes do início do condicionamento do paciente. O Cetebio informa por e-mail ao centro transplantador os resultados da análise crítica, ou seja, se as bolsas estão aptas para infusão ou não. E-mail fornecido pela Hemominas quando da assinatura do contrato.

Valor

Não se aplica

Canais de Prestação

E-mail

Documentação

Mensagem de correio eletrônico

5
Solicitar liberação das bolsas criopreservadas para transplante

O centro transplantador solicita, por e-mail,  agendamento de data e horário de liberação das células, assim como informa a dose de células a ser utilizada no transplante, por meio de formulário devidamente preenchido e assinado pelo médico assistente do paciente. O documento é encaminhando via e-mail. O e-mail para essa finalidade é fornecido quando da assinatura do contrato.

Valor

Não se aplica

Canais de Prestação

E-mail

Documentação

Formulário "Requisição de Concentrado de Células Progenitoras Hematopoéticas Criopreservado para Transplante", que se encontra no site da Hemominas.

6
Comparecer ao Cetebio para recebimento do container de transporte a seco (dry-shipper)

O Cetebio prepara e entrega o container contendo as bolsas criopreservadas para transplante no centro transplantador, em data e horário previamente agendados. Além do dry-shipper, são entregues os seguintes documentos: laudo de liberação de células progenitoras para transplante, formulário  de envio e recebimento de células, formulário de infusão de células e formulário de acompanhamento pós- transplante. Os dois últimos documentos citados deverão ser preenchidos pelo centro transplantador e encaminhados para o Cetebio posteriormente.

Valor

Não se aplica

Canais de Prestação

Presencial

Documentação

Não se aplica

7
Enviar notificação de transplante realizado

O centro transplantador deverá enviar via e-mail a notificação de transplante realizado, por meio de formulário para o Cetebio. O e-mail para essa finalidade é fornecido quando da assinatura do contrato

Valor

Nao se aplica

Canais de Prestação

E-mail

Documentação

Formulário de notificação de transplante realizado "Infusão de Células-Progenitoras Hematopoéticas".

8
Enviar informações sobre o acompanhamento pós-transplante

O centro transplantador envia por e-mail informações sobre enxertia/desfecho do transplante, via formulário específico. O e-mail para essa finalidade é fornecido quando da assinatura do contrato.

Valor

Não se aplica

Canais de Prestação

E-mail

Documentação

Formulário "Acompanhamento Pós-Transplante de Células Progenitoras Hematopoéticas".

 

Quanto tempo leva 

Em até 48 horas após a coleta.

 

Legislação 

Portaria de Consolidação do Ministério da Saúde nº 4,  de 28 de setembro de 2017;
Resolução da Diretoria Colegiada ANVISA/MS nº 214, de 7 de fevereiro de 2018.

 

Outras informações 

O serviço de criopreservação contempla o armazenamento das células por um período de 24 meses. Situações que demandem a guarda por período superior deverão ser justificadas tecnicamente e envolvem cobrança adicional do custo de armazenamento. Em casos específicos (situação clínica do paciente ou características específicas do produto criopreservado), pode exigir a necessidade de o Cetebio realizar o descongelamento e a ressuspensão das células progenitoras para transplante.


CidadeUnidade
Lagoa SantaCetebio - Centro de Tecidos Biológicos (Cetebio)