Biblioteca Ricardo Ribeiro dos Santos - Hemocentro de Belo Horizonte

História

A Biblioteca da Fundação Hemominas, localizada no Hemocentro de Belo Horizonte, foi criada em julho de 1989, chamando-se inicialmente Biblioteca Dr. Laércio de Melo - nome do presidente da Fundação Hemominas à época. A pedido do próprio presidente, a denominação foi alterada para Biblioteca Ricardo Ribeiro dos Santos, em homenagem a um servidor muito estimado na Fundação Hemominas, falecido em 1988.

Acervo

A Biblioteca Ricardo Ribeiro dos Santos é especializada em hematologia, hemoterapia e assuntos correlatos. O acervo agrega cerca de 900 títulos, abrangendo diversos materiais como livros, dicionários, periódicos, teses, dissertações e monografias de servidores da instituição, além de folhetos, anais de eventos, CDs e DVDs.

Destacam-se, entre os objetivos da Biblioteca: oferecer meios para atualização científica, atender às necessidades de informação do corpo técnico da Fundação Hemominas, divulgar a produção científica local, nacional e internacional, ofertar suporte às atividades de pesquisa dos servidores institucionais e atender a comunidade interna e externa nas atividades de pesquisa.

Serviços

À comunidade interna da Fundação, são oferecidos os seguintes serviços: atendimento sobre o acervo, espaço para estudos, empréstimos, serviço de referência e de pesquisas bibliográficas, disponibilização de computador e acesso à internet para consulta e estudos, atendimento aos servidores na demanda por artigos científicos, auxílio na normatização de trabalhos científicos de interesse institucional e disseminação da informação, dentre outros.

São oferecidos à comunidade externa, ou seja, o usuário que não é vinculado à Fundação Hemominas: atendimento sobre o acervo, serviço de referência, consulta local das obras e pesquisas no espaço da biblioteca. Para  melhor atendimento ao público externo, solicita-se o agendamento prévio por telefone e/ou e-mail. Solicitações e/ou serviços excepcionais além dos listados serão resolvidos pela bibliotecária e/ou pelo responsável da Gerência de Desenvolvimento Técnico-Científico.

Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Endereço
Alameda Ezequiel Dias 321 – 3º andar – Santa Efigênia

Belo Horizonte / Minas Gerais   CEP: 30.130-110

Contatos da Biblioteca
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (31) 3768 - 4513

Gestor responsável: Gerência de Desenvolvimento Técnico-Científico