Se a pesquisa não envolve seres humanos

O pesquisador deverá apresentar os documentos listados abaixo ao Serviço de Pesquisa da Fundação Hemominas.

1-Cadastro de Pesquisa impresso e assinado (Modelo I - Cadastro de Pesquisa)

2-Termo de Compromisso impresso e assinado (Modelo II - Termo de Compromisso)

3-Termo de Compromisso dos Colaboradores Externos (Modelo III - Termo de compromisso dos colaboradores externos)

4-Projeto de Pesquisa em cópia digital

5- Lista em cópia digital do endereço do Currículo Lattes de todos os pesquisadores envolvidos

Em caso de aprovação após análise do projeto, o Serviço de Pesquisa deverá consultar o setor/serviço onde a pesquisa será desenvolvida, que deverá dar seu parecer - se de acordo ou não - para sua realização. Caso o setor concorde, o pesquisador deverá planejar o desenvolvimento da pesquisa, junto aos responsáveis pelo respectivo setor/serviço.

Se a pesquisa envolve seres humanos

O pesquisador responsável pelo projeto de pesquisa deverá cadastrar o estudo na Plataforma Brasil  (http://www.saude.gov.br/plataformabrasil).

Caso a Fundação Hemominas seja instituição coparticipante no projeto de pesquisa, essa informação deve ser inserida na Plataforma Brasil para que o projeto seja encaminhado ao CEP-Hemominas.

O pesquisador responsável pelo projeto de pesquisa deverá apresentar os documentos listados abaixo ao Serviço de Pesquisa da Fundação Hemominas.

1- Cadastro de Pesquisa impresso e assinado (Modelo I - Cadastro de Pesquisa - HM-T.GDT-20)

2 - Termo de Compromisso impresso e assinado (Modelo II - Termo de Compromisso - HM-T.GDT-21)

3-Termo de Compromisso dos Colaboradores Externos (Modelo III - Termo de compromisso dos colaboradores externos - FMNP-T.GDT.PQS-84)

4 - Projeto de Pesquisa em cópia digital

Observações importantes:

1. O coordenador verifica a viabilidade de execução da pesquisa em sua Unidade e, se essa for viável, assina a folha de rosto como responsável pela instituição. Para a pesquisa que envolve mais de uma unidade da Hemominas ou no caso em que o pesquisador responsável for o coordenador da Unidade, a folha de rosto deverá ser assinada pela Diretoria Técnica. Caso o desenvolvimento da pesquisa envolva qualquer tipo de financiamento da Fundação Hemominas, o projeto deverá obter um parecer favorável da Diretoria Técnica e/ou do Serviço de Pesquisa.

2. O Serviço de Pesquisa fará o acompanhamento da pesquisa, por meio do pedido de relatórios técnicos. O pesquisador deverá entregá-los dentro dos prazos estipulados.

3. As dúvidas em relação ao desenvolvimento de pesquisas na Fundação Hemominas podem ser esclarecidas através do Manual de Normas e Procedimentos para Desenvolvimento de Pesquisas.

Gestor responsável: Gerência de Desenvolvimento Técnico-Científico