Criado conforme Deliberação n° 95, de 18 de agosto de 1987, baixada pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e revigorada e mantida pela Portaria n° 49, de 02 de abril de 1991, da Fundação Hemominas, o Hemocentro Regional de Juiz de Fora começou a funcionar em 1987, inicialmente acoplado à Associação dos Hemofílicos (Rua Pedro Botti, 575, bairro Santa Cecília). Em 1989 ganhou uma sede provisória (Rua São Sebastião), onde funcionou até 1997, quando foram inauguradas suas atuais instalações, à rua Barão de Cataguases, s/nº. - Centro.
Cadastramento de Candidatos à doação de Medula Óssea
Segunda a sexta-feira: 7h às 18h (em pontos facultativos não há cadastramento de candidatos à doação de medula óssea)
Endereço
Rua Barão de Cataguases, s/n - Bairro: Centro - Cep: 36015-370
Como chegar
De ônibus: todas as linhas de ônibus que passam pela avenida Barão do Rio Branco e avenida dos Andradas. De carro: avenida dos Andradas - atrás do Palácio da Saúde, ao lado do Mergulhão.
Coordenação Andréa de Magalhães Nicolato E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (32) 3257-3149
Gerência Técnica Maria Antônia Campos E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (32) 3257-3145
Gerência Administrativa Sara Gerheim Machado E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (32) 3257-3150
Informações adicionais
Na unidade, merece destaque o aumento no número de coletas de sangue feitas diariamente: no final da década de 1980 eram necessários, em média, oito doadores por dia; hoje, a necessidade é de 160 voluntários. O atendimento cresceu – de três (3) hospitais, inicialmente, contabiliza atualmente 56 instituições de saúde, distribuídas em 25 cidades da Zona da Mata, Vertentes e Sul de Minas. Sua região de abrangência envolve mais de 70 municípios, alcançando quase 1,5 milhão de habitantes. Em 2020, foram feitas mais de 45 mil transfusões (número considerado alto para o período de pandemia) nesses hospitais, demanda que tem crescido ano a ano, associada ao maior número de procedimentos de saúde de média e alta complexidade, aumento da expectativa de vida da população (com mais acesso aos serviços de saúde) e à ampliação da rede hospitalar da região.
Outro relevante serviço é o atendimento aos pacientes com hemoglobinopatias e coagulopatias (principalmente doença falciforme e hemofilia), prestado em ambulatório por uma equipe multidisciplinar (serviço social, psicologia, odontologia, medicina e pedagogia). Ainda, de 2001 até 2020, a unidade cadastrou 52.392 doadores de medula óssea junto ao Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).
Com 114 funcionários, o Hemocentro investe na qualificação e prestação de serviços, desenvolvendo constantes campanhas de sensibilização para a causa da doação de sangue.
Atendimento e coleta de segunda amostra de doadores de sangue
Terça, quarta e quinta-feira: 7h30 às 10h30
Estabelecimentos de saúde
As unidades da Fundação Hemominas prestam serviços relativos à hemoterapia, hematologia, terapia celular e transplante a diversos estabelecimentos assistenciais de saúde, via contratos formalizados. Saiba quais os estabelecimentos atendidos por esta unidade.