Descrição

Criado em 20 de janeiro/2003 pela Portaria PRE N ° 052/2003, de 31/03/2003 da Fundação Hemominas, o Hemonúcleo de Diamantina iniciou suas atividades em 10 de março de 2003, tendo sua sede em comodato com a prefeitura municipal.  

Portaria de criação da Unidade - Portaria PRE N ° 052, de 31/03/2003

 

Horários da unidade

Horário de atendimento

Segunda a sexta-feira: 8h às 12h
Telefone: (38) 3532-1358
Fax: (38) 3532-1360

Horário de atendimento

Segunda-feira: 8h às 12h
Terça a sexta-feira: 7h às 12h
Telefone: (38) 3532-1358 / 3532-1361
Agendamento por telefone: 155
Agendamento online

Horário de atendimento

Segunda-feira: 8h às 12h
Terça a sexta-feira: 7h às 12h

Tipos de atendimento

Cadastramento de Candidatos à doação de Medula Óssea

Segunda a sexta-feira: 9h às 12h

 

Endereço

Rua da Glória, 469 - Fundos - Bairro: Centro - Cep: 39.100-000

Como chegar

De ônibus: todas as linhas de lotação passam em frente da unidade.
De carro: próximo da Igreja da Luz

Observação: acesso fácil - só posicionar no passadiço da Glória (marco histórico na cidade) e subir.

Serviços prestados

Atendimento ao candidato à doação de sangue
Cadastramento de candidatos à doação de medula óssea
Atendimento a pacientes com hemoglobinopatias
Atendimento a pacientes que necessitam de transfusão de sangue ou sangria terapêutica
Fornecimento de sangue para estabelecimentos de saúde
Atendimento a pacientes com coagulopatias hereditárias

Quem é quem

Coordenação
Antônio Edvaldo Silva
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (38) 3532-1354

Gerência Administrativa 
Wilker Pinheiro Cordeiro
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 
Telefone: (38) 3532-1351

Gerência Técnica
Eduardo Almeida Orlando
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (38) 3532-1356


Informações adicionais

As atividades do Hemonúcleo de Diamantina incluem o cadastro, a captação e triagem de doadores, coleta, fracionamento do sangue e distribuição de hemocomponentes para as casas de saúde de Diamantina e municípios contratantes. No ambulatório da unidade são atendidos os pacientes portadores de anemia falciforme e hemofilias, e realizadas transfusões e sangrias terapêuticas. 

Mensalmente são feitas coletas externas de sangue nos municípios vizinhos, empresas ou faculdades, cujo objetivo é aumentar o número de doações, bem como divulgar as atividades do Hemonúcleo. A doação de sangue capta 350 bolsas/mês. Importante: todos os candidatos à doação de sangue são estimulados também a se cadastrarem como potenciais doadores de medula óssea. A meta de cadastros de doadores de medula é 100/mês. Ainda, por meio de atividades desenvolvidas em escolas da comunidade, outro programa - Doador do Futuro - investe na formação de futuros cidadãos conscientes da importância da doação de sangue. 

Com 33 servidores, sua área de abrangência inclui 11 municípios dos Vales do Jequitinhonha e Rio Doce, prestando serviços a três (3) Assistências Hemoterápicas e a nove (9) Agências Transfusionais. Atende a hospitais de Diamantina (Hospital Nossa Sra. Da Saúde e Santa casa de Caridade); Sabinópolis (Hospital São Sebastião); Serro (Casa de Caridade Santa Tereza); Gouveia (Hospital e Maternidade Dr. Aureliano Brandão; Capelinha: Hospital São Vicente de Paulo; Coluna: Hospital Agostinha Alcântara Aguiar; Berilo: Hospital Nossa Sra. Dos Pobres; Turmalina: Hospital São Vicente de Paulo; Itamarandiba: Hospital de Itamarandiba e Hospital Geraldo Ferreira Gandra; Minas Novas: Hospital Dr. Badaró Júnior; Rio Vermelho: Hospital João César de Oliveira

 Prova Cruzada e Distribuição: 24h 

Estabelecimentos de saúde

Conheça a relação dos estabelecimentos assistenciais de saúde que têm contratos formalizados com esta unidade, para prestação de serviços de fornecimento de hemocomponentes.


Como se tornar um contratante

Gestor responsável: Diretoria Técnico-Científica