foto do Palácio das Artes, iluminado em vermelho para comemorar o Dia do Doador - Fotos: Adair Gomez

O período de 22 a 26 de novembro foi de intensa atividade nas 22 unidades da Fundação Hemominas espalhadas em todo o estado: as homenagens para celebrar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, 25 de novembro, se estenderam por toda a semana, em agradecimento ao gesto fundamental de solidariedade de quem se doa para salvar a vida do outro.

Embora restritas, devido à pandemia da Covid19 que desaconselha a aglomeração de pessoas, diversas ações foram desenvolvidas pelas unidades, com o apoio de vários parceiros, como forma de conscientizar a todos sobre a importância da doação.

Em Belo Horizonte, foram destaques a iluminação do Palácio das Artes, na Avenida Afonso Pena, tingido de vermelho na noite de 24 para 25 de novembro, e a sede do Hemocentro de Belo Horizonte (HBH), em alusão à doação de sangue, brindes da Delpa Engenharia e Segurança e Light Brasil.

HBH iluminado saúda os doadores de sangue - Fotos: Adair Gomez
HBH iluminado saúda os doadores de sangue - Fotos: Adair Gomez

Para Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado, participar desta ação em homenagem ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é um grande orgulho para a instituição: “Doar sangue é um ato nobre de esperança e solidariedade, que tem como finalidade salvar vidas. Por isso, esta campanha é fundamental para a sensibilização da população mineira. E recebê-la por meio das luzes da fachada do Palácio das Artes, casa que neste ano celebra seu cinquentenário, é muito gratificante. Como instituição pública por vocação, abraçamos essa causa nacional, tão bem representada em Minas Gerais pela Fundação Hemominas e pelo Hemocentro de Belo Horizonte”.

Vinculado à Fundação Clóvis Salgado, o PA é o maior centro de produção, formação e difusão cultural de Minas Gerais e um dos maiores da América Latina. O espaço ocupa uma área 18 mil m² dentro do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, e é sede da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, do Coral Lírico de Minas Gerais e da Cia. de Dança Palácio das Artes, além de abrigar o Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), com cursos básicos e profissionalizantes de música, dança, teatro e tecnologias da cena. O complexo cultural dispõe de recursos cênicos e acústicos de elevado padrão técnico para a montagem de óperas, peças teatrais, concertos, espetáculos de dança e shows de música popular, além de galerias de artes visuais, cinema, e salas adequadas para lançamento de livros, palestras, congressos e seminários

Celebrações em rede

Hemocentro de Belo Horizonte

NoHBH, o tom da iluminação local repetiu-se no interior: o corredor se transformu em passarela, com direito a tapete vermelho, por onde os “artistas” da solidariedade desfilaram. Houve decoração e lanches especiais, brindes promocionais e camisetas para todos os candidatos à doação. E os doadores posaram com o “Oscar” do evento - um troféu providenciado pela Captação do Hemocentro.
HBH:doadores desfilam solidariedade na "Passarela da Fama" - Fotos: Adair Gomez

NoHBH, o tom da iluminação local repetiu-se no interior: o corredor se transformu em passarela, com direito a tapete vermelho, por onde os “artistas” da solidariedade desfilaram. Houve decoração e lanches especiais, brindes promocionais e camisetas para todos os candidatos à doação. E os doadores posaram com o “Oscar” do evento - um troféu providenciado pela Captação do Hemocentro.      

 
                                                     

Hemocentro Regional de Governador Valadares

Durante a semana, o Hemocentro recebeu ornamentação especial para receber os doadores, distribuiu lanche diferenciado e entrega de camisas a todos os candidatos à doação que compareceram à unidade. No dia 25, um cantor local abrilhantou a entrega de diplomas aos doadores das categorias Diamante (que completaram mais de 50 doações de sangue) e Ouro (com mais de 35 doações de sangue). 

Hemocentro Regional de Juiz de Fora

Distribuição de brindes alusivos à causa, camisetas e lanche especial foram os “presentes” da semana. No dia 25/11, teve lugar a diplomação dos doadores Diamante – dos 26 convidados, nove compareceram.

Hemocentro Regional de Montes Claros

Na unidade, os candidatos à doação serão recepcionados até o dia 3/12, com lanche especial, bombons e também camisetas das campanhas de 2019/2020. A diplomação de doadores, categorias Ouro, Prata (25 doações) e Diamante, ocorreu nos dias 23, 24 e 25/11. Não faltaram atrações musicais como o saxofonista Kollek Pereira, o saxofonista Isaque e a cantora Marcela Borges.

No dia 25, os doadores foram recepcionados com dois shows: o primeiro, com o sertanejo Cowboy Estradeiro, acompanhado de Marcelinho do Acordeão, interpretando clássicos da música brasileira; depois, o axé da Banda  Badauê, do cantor e doador de sangue Guilherme Braz, levantou os presentes com alegria e animação. Na plateia, integrantes da caravana de Janaúba e doadores de MOC.

Hemocentro Regional de Pouso Alegre

Na semana, o Hemocentro fez a entrega de diplomas e camisetas, serviu lanche especial no dia 25 e prestou uma homenagem especial a doadores Diamante. Para animar, a Liga Gum, composta por palhaços, elevou o astral com uma apresentação pensada para atrair novos candidatos e reforçar conceitos como: doar sangue não faz mal, não dói ou causa efeito colateral.

Hemocentro Regional de Uberaba

De 22 a 27 de novembro, decoração especial, lanche, entrega de camisetas e de diplomas aos doadores de sangue fidelizados de todas as categorias, a partir da décima doação, e aos enquadrados na categoria Diamante, foram as referências. Ainda, no dia 25, foram entregues os diplomas Honra ao Mérito aos parceiros 2021.

Hemocentro Regional de Uberlândia

Em comum com as demais unidades, na semana de 22 a 26 de novembro, o Hemocentro de Uberlândia recebeu decoração comemorativa, distribuiu lanche especial, entregou camisetas e brindes promocionais aos doadores que compareceram. Na programação, também, diplomação dos doadores de sangue fidelizados (categoria Diamante).

Programação nos Hemonúcleos

Diamantina

Lanche especial, entrega de camisetas, diplomação dos doadores de sangue fidelizados e distribuição de brindes promocionais foram as atrações no Hemonúcleo de Diamantina na celebração do Dia do Doador.

Divinópolis

A expansão do horário de atendimento - 7h às 13h - para receber os candidatos à doação de sangue, foi uma das ações do Hemonúcleo de Divinópolis, que normalmente atende das 7h às 11h.  Entrega de camisetas e certificados, lanche e decoração especiais e música para recepcionar os doadores, também integraram a programação da semana.                                                                                                                                                

Ituiutaba

Durante a semana, o Hemonúcleo de Ituiutaba também alterou o horário de atendimento aos doadores: funcionou de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h, e das 15h às 20h, com capacidade para atender 20 candidatos pela manhã e 40 no período da tarde/noite. A rotina do atendimento é: segundas e sextas-feiras, das 7h às 11h; terças, quartas e quintas-feiras, das 15h às 20h. Esforço para atrair mais doadores neste período em que alguns tipos de sangue (negativos, principalmente), estão em baixa.

Outra ação: a parceria com a JUICE, aplicativo de transporte, que divulgou a doação de sangue por meio de seus colaboradores e ofereceu descontos em todo o mês de novembro aos doadores. No dia 25/11, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, as corridas com destino ou origem no Hemonúcleo foram gratuitas. Para completar, as ações: decoração e lanche diferenciados, distribuição de kits com lembranças alusivas à doação de sangue, diplomação dos doadores (Azul, Bronze, Prata, Ouro e Diamante).

Divinópolis

Entrega de diplomas nas categorias Ouro, Prata e Diamante, e de Honra ao Mérito, foram destaques na programação no Hemonúcleo de Divinópolis, bem como o comparecimento, no dia 22, de um grupo de alunos do curso de Enfermagem da Faculdade Unopar - Campo Belo. O grupo, que já havia participado de palestras sobre doação de sangue processo transfusional naquele município, teve sua doação agendada pela Captação de doadores da Santa Casa de Campo Belo. O captador Sérgio acompanhou os doadores.

Manhuaçu

O Hemonúcleo de Manhuaçu manteve programação semelhante à das demais unidades, com entrega de brindes, camisetas, diplomas. No domingo, 21, foi celebrada uma missa em ação de graças aos doadores de sangue. Na mensagem dirigida    a eles, o reconhecimento da Hemominas: “Neste 25 de novembro celebramos uma data muito importante para a Fundação Hemominas e para todos os hemocentros do país: o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Uma data especial, principalmente para todos que sofrem com doenças do sangue e precisam dele para sobreviver. Por isso, nossas orações nesta missa em Ação de Graças se elevam a Deus, em agradecimento aos doadores de sangue que se doam todos os dias em Minas Gerais, no Brasil e no mundo, fazendo toda a diferença na vida de milhares de pessoas, a cada instante. Obrigada a você, doador, e o nosso carinho sempre.

Passos

A celebração de uma missa em ação de Graças pelos doadores integrou a programação do Hemonúcleo de Passos, complementada pela distribuição de brindes, camisetas, diplomação de doadores e decoração.

Patos de Minas

Salgados e bombons para incrementar o lanche, brindes, camisetas, além de uma bela decoração, tudo isso fez parte da semana em homenagem ao doador que compareceu ao Hemonúcleo de Patos de Minas. Sem contar a entrega de Diplomas de Honra ao Mérito aos parceiros da unidade e aos doadores que completaram mais de 10 doações de sangue em 2021.  Um destaque foi a celebração de uma missa em Ação de Graças aos doadores de sangue e aos funcionários do Hemonúcleo, na Igreja Santa Terezinha, no dia 21. E no dia 25, o saxofonista Enéias de Oliveira Lima se apresentou, abrilhantando ainda mais a comemoração.  

Ponte Nova

Como estímulo à doação feminina de sangue, na quarta-feira, 24/11, as mulheres que compareceram ao Hemonúcleo de Ponte Nova receberam uma rosa. Atualmente, o perfil dos doadores de sangue da Fundação aponta cerca de 51% de doadores do sexo masculino. A todos os candidatos à doação foram oferecidos camisetas e lanche especial.

Sete Lagoas

A unidade também distribuiu lanches e entregou diplomas e camisetas aos doadores de sangue que comparecerem ao Hemonúcleo de Sete Lagoas, durante toda a semana. O hall ornamentado recepcionou os doadores.

Unidades de coleta

Betim

Durante a semana de 22 a 26 de novembro, a Unidade de Coleta de Betim recebeu ornamentação alusiva à data e ofereceu lanche especial e camisetas a todos os candidatos à doação que comparecem ao local. Houve, ainda, a diplomação dos doadores de sangue fidelizados.

Hospital Júlia Kubitschek

Com várias atividades ao longo da semana, a Unidade de coleta do HJK recebeu os doadores com lanche especial, brindes e distribuição de camisetas, além de entregar certificados de Honra ao Mérito e de diplomas Azul e Ouro aos que contribuem para a manutenção dos estoques de sangue da Fundação.  No dia 22, um exemplo de cidadania:  o senhor Vicente Catarino da Cruz, que dou até quase os 70 anos, recebeu o diploma de Honra ao Mérito. Hoje, aos 74, incentiva filhos e netos a seguirem seu exemplo.

No dia 25, os dois primeiros doadores a chegar foram José Francisco de Resende, 92 DVS (doação voluntária de sangue) efetuadas na unidade, e Melquesedec Lourenço da Silva,72 DVS, ambos moradores da região do Barreiro. Na manhã do dia 26, os cumprimentos foram para os candidatos da Guarda Municipal de Nova Lima, incentivados pela colega e parceira da unidade HJK, Fernanda  Paula S. Casagrande.

Já no sábado, 27, foi a vez do grupo “Amigos do Amor “, que trouxe à unidade boas vibrações, brincadeiras e dinamismo. Vários doadores fidelizados foram diplomados. Em especial, Geraldo Donizete Gomes, 64 anos e 22 doações no HJK.

O reconhecimento do HJK estendeu-se também ao senhor Antônio Camilo de Andrade, que recebeu o diploma de Honra ao Mérito por ter sido DVS nas unidades da FH: atualmente inapto por questões de saúde, continua incentivando caravanas a comparecerem às unidades a fim de contribuir para a manutenção dos estoques. Com ele, compareceram a esposa, a filha e seus netos para prestigiarem o momento da diplomação, assistida ainda por outros doadores convidados. E uma caravana de Itabira, com 32 candidatos à doação, também esteve no HJK, sendo acompanhados pela parceira Haerica Aires Gonçalves, responsável pelo encaminhamento de várias outras caravanas à unidade. O atendimento dos servidores mereceu elogios e agradecimentos de todos.

As comemorações no HJK estão se encerrando nesta terça-feira, 30, registrando, em particular, o comparecimento de três doadores da categoria, Diamante - Claudiney Pinto Gomes e Anderson Rodrigues de Oliveira -, e Rogério Luiz Pinheiro, com 64 doações efetuadas, que comentou: “ A gente faz com amor, mas esse gesto de reconhecimento acrescenta muito para nós”, disse. Também Anderson se manifestou: “Agradeço a Deus por proporcionar essas doações com saúde para que eu possa continuar por muitos anos”. Por sua vez, Claudiney, feliz com o diploma, se alegrou: “Tenho outros na parede lá de casa e vou colocar mais este”. A equipe do HJK agradece o carinho de todos os doadores.

Além Paraíba

Um bolo especialmente decorado foi a homenagem gastronômica que os doadores da Unidade de Coleta de Além Paraíba receberam no Dia do Doador Voluntário de Sangue 25/11), além de diplomas, lanche especial e entrega de camisetas a todos os candidatos à doação que compareceram.

 Poços de Caldas

Além da entrega de camisetas, os doadores da Unidade de Coleta de Poços de Caldas foram homenageados com as apresentações do Grupo SOS Sorriso e banda da Polícia Militar.

Doadora no HBH com o
Doadora no HBH com o "Oscar da Doação" - Fotos: Adair Gomez

O reconhecimento da Fundação Hemominas aos doadores, parceiros e servidores de todos os setores da instituição envolvidos na comemoração da data, além das unidades de captação, se expressa na fala da presidente, Júnia Cioffi: “Não há como agradecer a solidariedade, o desprendimento, o apoio e o esforço de todos em contribuir para que o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue alcançasse bons resultados. Cada um, à sua maneira e circunstância, deu o melhor de si para tornar possível a sobrevivência de muitos que dependem desse ato de amor todos os dias”.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar